Uma vocação ao amor: 10 anos de atividades apostólicas em Hong kong e China Continental 

0
541

Por 10 anos, vários Legionários de Cristo, na sua maioria da comunidade de professores de Roma, trabalham apostolicamente na China e, especialmente, em Hong Kong, que é uma região com uma administração especial do Sul da China, formado por uma península e várias ilhas. 

Dez pessoas, alguns de Macao e Hong Kong, se incorporam ao Regnum Christi em uma missa concelebrada pelos padres Thomas Montanaro, LC, Joseph Tham, LC, e Marco Cho, LC

Como fruto dessas atividades apostólicas, no dia 23 de janeiro, 10 pessoas vindas de Hong Kong e Macao, se aderiram ao Regnum Christi em uma missa concelebrada pelos padres Thomas Montanaro, LC, Joseph Tham, LC, e Marco Cho, LC. 

O Pe. Marco Cho, L.C., durante a homilia, e tomando como base a passagem evangélica do homem da mão seca, lembrou que “Jesus quer entrar em nossas vidas para curar-nos” e agregou “O Regnum Christi é a resposta através do qual damos a Cristo a oportunidade de entrar em nós, na vida, na alma e no coração. Para nós o Regnum Christi é a resposta a vocação do amor e a vocação ao amor.”

Na última década, os padres legionários tem dado palestras espirituais e acadêmicas nesses países. No campo acadêmico, oferecem cursos de bioética, ética de negócios; no campo espiritual, pregam retiros e conferências, sobre o matrimônio e a Biblía, entre outros temas. 

A população de Hong Kong supera os 7 milhões de habitantes. Lá se pratica todas as religiões tradicionais chinesas. Por conta da grande influência do confucionismo, existe um predomínio do culto aos antepassados. Somente 10% da população pratica o cristianismo. Desses 10% de cristãos, metade é católica e, a outra, é protestante. “Os leigos buscam uma formação profunda e uma vida espiritual mais forte, para participar adequadamente no debate ético, social e político segundo a fé católica”, comenta o Pe. Joseph Tham, L.C. 

Desde 2010, o Pe. Joseph Tham, L.C., nativo de Hong Kong, colabora como professor visitante no seminário diocesano Holy Spirit Seminary College, onde oferece periodicamente, um curso curricular de bioética. Além do mais, tem várias responsabilidades na diocese como Fellow the Bioethics Resource Centre do seminário, conselheiro diocesando para atenção pastoral a pessoas com atração ao mesmo sexo e seus familiares e capelão de St. Justin Fellowship of Catholic Scholars. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here