No último domingo, dia 3, a Igreja celebrou o início do Advento. Para nós católicos, esse tempo significa que é chegado o momento de se inteirar de maneira mais profunda na liturgia e nessa mística cristã que envolve a chegada do Salvador. São quatro domingos antes do Natal, que expressam a importância da vinda de Jesus, o filho de Deus.
Com variações entre 22 e 28 dias, dependendo do calendário, muitas tradições são seguidas nesse novo ciclo do ano cristão. Dentro dessas tradições, alguns símbolos são encontrados com frequência e carregam em si um significado muito maior do que a decoração e beleza que eles oferecem, pois são responsáveis por fortalecer o espírito natalino de maneira mais concreta para nossa vida e relembrar o significado real dessa data.
O Advento também marca o início do novo ano. Nesse primeiro domingo, inicia-se o calendário litúrgico, este, onde estão organizadas as comemorações, celebrações e principais conteúdos da vida comunitária dos católicos. Assim como esse calendário é marcado por esse momento importante, é visto que a Espera e Vigília, são tidos como compromissos espirituais fundamentais para a chegada do Verbo encarnado. É um tempo de festa, mas também de preparação para que Ele nasça em nossas vidas de maneira integral e efetiva. Nas comunidades católicas, é esperado que o céu chegue na Terra, que a Salvação se personifique e cresça e que nós estejamos prontos para receber tamanha graça.
A Coroa do Advento, um dos principais símbolos desses dias, é feita com ramos verdes envolvidos por uma fita vermelha. Os ramos simbolizam a esperança de que consigamos essa entrega total à Deus e também de que novos tempos virão. No centro desses ramos, quatro velas são fixadas e acendidas semanalmente, significando essa vigília constante para a chegada de Cristo e confirmar que Ele é a luz do mundo. A escolha da cor da fita, remete à cor do fogo e do sangue. Também traz consigo o significado da cor da vida, do amor e também do sacrifício. Esses elementos estão diretamente ligados com a nova aliança feita por Deus com Seu povo.