Celebrar cada vocação e viver desde uma mentalidade de plenitude – Membros da Plenária Geral do Regnum Christi se reúnem em Roma no mês de março

0
2939

De 13 a 16 de março, aconteceu, em Roma, a Plenária Geral do Regnum Christi, na sede da Direção Geral. Em uma atmosfera de diálogo e reflexão sobre como fortalecer a colaboração que expressa o espírito de comunhão de toda família Regnum Christi, analisou-se, sobretudo, os passos que estão sendo dados em direção à Convenção Geral 2024 e o modo de promover as vocações das distintas expressões do carisma comum que são os Legionários de Cristo, as Consagradas do Regnum Christi, os Leigos Consagrados do Regnum Christi e os leigos.

A Convenção Geral 2024 que acontecerá de 29 de abril a 5 de maio do ano que vem, em Roma, está, atualmente, na fase local, na qual, por meio dos Encontros com Cristo por equipes, os membros e os ramos estão discernindo como o Regnum Christi está respondendo ao impulso do Espírito em diferentes áreas de evangelização. Durante a Plenária, os diversos participantes foram atualizados sobre o caminho percorrido até agora, os diversos materiais desenvolvidos e a participação no esforço de dar novo impulso à missão do Regnum Christi por meio do discernimento apostólico da realidade nas diversas localidades.

Nas reflexões dos membros da Plenária sobre como expressar, compreender e promover as vocações, apareceu, com particular relevância, o chamado a purificar uma abordagem negativa baseada na escassez,  para celebrar cada vocação e viver com uma mentalidade de plenitude, agradecendo a Deus pelo dom que é cada pessoa e seu chamado específico. Cada vocação, cada membro do Regnum Christi é chamado a nascer em uma comunidade vibrante, apaixonada por encontrar a pessoa de Cristo que está em nosso meio e nos envia em missão e, com isso, dar um impulso para que cada um, qualquer que seja essa vocação, encontre sua realização vocacional para servir à Igreja e construir o Reino de Cristo na sociedade.

Uma pessoa apaixonada pelo Senhor transmite isso. Como membros do Regnum Christi, somos chamados a apoiar-nos mutuamente para alcançar essa realização vocacional, não apenas no início de nossa vida com o Senhor, mas também para nos sustentarmos e apoiarmos mutuamente ao longo do caminho, elevando nossas orações pela santidade de cada um e, especialmente, pela santidade nos matrimônios.

Erick Caselis, recém nomeado diretor administrativo, apresentou a situação econômica-administrativa da Federação Regnum Christi. Na tarde do mesmo dia, foi possível mencionar os avanços relativos aos Missionários Permanentes, que recentemente, tiveram uma reunião no México, onde compartilharam a experiência dos três primeiros anos de vida vivendo com o novo regulamento, aprovado em 2020.

No dia 16 de março, último dia da Plenária, os seminaristas legionários de Cristo, Ir. Javier Castellanos  LC, e Ir. Giovanni Espinoza, LC, conduziram os participantes da Plenária em peregrinação à Basílica de São Clemente, onde se pode sentir o impulso apostólico dos primeiros séculos do cristianismo tão bem representado por esta igreja romana com seu poderoso mosaico “A árvore da vida”.

A Plenária Geral é composta pelo Colégio Diretivo Geral – formado pelos Diretores Gerais das instituições federadas (Legionários de Cristo, Consagradas do Regnum Christi e Leigos Consagrados do Regnum Christi) e seus respectivos conselheiros gerais – juntamente com seis membros leigos que participam com voto consultivo (cf. EFRC 89). A composição e o perfil atual de cada membro podem ser encontrados aqui.

A Plenária Geral auxilia o Colégio Diretivo Geral dando seu consentimento ou parecer sobre documentos destinados à toda a Federação, diretrizes de evangelização e planos para o cumprimento comum da missão. Dessa forma, auxilia o Colégio Diretivo Geral no exercício de sua autoridade. Por meio de sua colaboração, a Plenária expressa o espírito de comunhão que caracteriza o Regnum Christi (cf. EFRC 90).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here