Congresso do Regnum Christi reúne jovens de diversas localidades no Rio de Janeiro

0
494

Entre os dias 4 e 9 de janeiro, aconteceu, no Rio de Janeiro, o Congresso Regnum Christi para jovens, sobre “A plenitude vocacional dentro do Carisma do Regnum Christi”. Participaram 22 jovens de diversas cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Membros da localidade carioca também estiveram presentes durante os dias de encontro e diversos leigos de outras seções do território apoiaram na realização e promoção do encontro.

O Congresso contou com a presença dos Diácono Pedro Leal, LC, Pe. Angelo Senchuke, Pe. Daniel Stradiotto, LC, Leigo Consagrado, Ignacio Vivar e dos jovens candidatos que estão em discernimento no Candidatado dos Legionários de Cristo. Também participaram o Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo e presidente do Colégio Diretivo do Regnum Christi e o Pe. Rafael Ducci, LC, Conselheiro Geral dos Legionários de Cristo, que estava de visita ao Brasil.

O Encontro se dividiu em quatro campos de formação: espiritual, humana, espiritualidade do RC e apostólica. No campo espiritual, os jovens tiveram meditações cada manhã, missa e adoração diária, além de uma peregrinação ao Cristo Redentor. As pregações giraram em torno ao lema: “O Espírito Santo penetrando nas almas, forma amigos e profetas” (cf. Sb 7, 27), tomado como uma definição bíblica do que significa ser um apóstolo: amigo pela relação pessoal com Cristo, profeta pelo testemunho de vida.

Na palestra com o Pe. Rafael Ducci, LC, os participantes puderam abrir seus horizontes sobre o Regnum Christi. “O padre soube explicar como funciona o RC de uma forma bem interessante, mostrando sua dimensão não só em tamanho físico, mas, principalmente, em testemunho, disse Felipe Fidalgo, membro da seção de jovens de Brasília.

Outra parte central do Congresso foi a formação humana sobre masculinidade. Seguindo o princípio formativo “primeiro o homem, depois o santo”, foram convidados conferencistas profissionais que falaram sobre diversos âmbitos dentro do campo de formação da sexualidade e da afetividade. Além das conferências, os participantes também debateram por equipes sobre o tema.

Também houve momentos para conhecer a cidade do Rio de Janeiro, além de uma peregrinação ao Santuário do Cristo Redentor, mesmo em meio à chuva. Os jovens participaram de um “rally”, onde cada equipe deveria descobrir os lugares a serem visitados através de pistas, cumprindo algumas atividades em cada um deles. A dinâmica buscava gerar integração, trabalho em equipe e espírito de liderança.

“A gincana foi muito massa!!! Colecionei momentos que irei levar para a minha vida”, disse Kauan Martins, membro da seção de jovens de Curitiba.

Veja algumas experiências do Congresso Regnum Christi: 

“Cheguei com expectativas muito boas, porém, realmente, o Congresso me surpreendeu de uma forma muito positiva. Me fez relembrar de onde eu vim (meu primeiro amor), e me fez refletir sobre o homem que eu estava sendo. Saio mais decidido no papel que devo desempenhar como homem e apóstolo, entendendo minhas dificuldades e sabendo como enfrentá-las. Saio disposto a assumir minhas responsabilidades diárias”, Felipe Fidaldo, Brasília

“Fico com a ardente vontade de ter um amor apaixonado por Deus”, Kaito Alves, São Paulo

“O melhor, para mim, foi me reconectar com o Regnum Christi, principalmente, na amizade com Cristo”, Kauan Martins, Curitiba

“Expectativa de me nutrir. Saio firme, centrado na fé e pronto para servir no meu apostolado”, Guilherme Sales, Brasília

“Ver que não estamos sozinhos”, José Ricardo, Rio de Janeiro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here