Curso prévio ao Candidatado das Consagradas do Regnum Christi se inicia no México e terá a participação de 13 jovens, sendo uma brasileira

0
1592

Começou, no último sábado (19), em Monterrey (México), o Curso Prévio ao Candidatado das Consagradas do Regnum Christi que vai até o dia 5 de agosto. Ao todo, 13 jovens participam de oito nacionalidades diferentes, incluindo a brasileira Amanda Alves, carioca, de 25 anos. A idade das participantes é entre 21 e 30 anos e, a maioria, já concluiu a faculdade e até têm mestrado.

O curso prévio é a preparação para jovens que querem ser Consagradas do Regnum Christi. María José Pazos, diretora da comunidade das consagradas de São Paulo e encarregada da promoção vocacional no Brasil será a diretora do curso prévio. Ela nos contou um pouco como funciona esse processo.

Maria José Pazos, Consagrada do Regnum Christi

“O curso é um encontro de sete semanas no qual participam jovens que já levam um tempo de discernimento vocacional conosco. O objetivo é poder confirmar, junto às jovens, que existem realmente sinais de um chamado de Deus para serem Consagradas do Regnum Christi, a partir da vivência desse estilo de vida. Além disso, nestas semanas também se faz um discernimento para ver se é o momento adequado para dar esse passo e iniciar o candidatado. Durante esses dias, buscamos oferecer os meios que ajudem nesse discernimento. Há espaços para oração pessoal e comunitária, temos aulas que oferecem conteúdos que iluminam o discernimento, se tem também a experiência de vida comunitária, de ser uma comunidade em discernimento. E, também, há acompanhamento pessoal em diálogos com a formadora, que ajuda cada uma no seu discernimento pessoal”, destaca a consagrada que também é diretora da comunidade de São Paulo.

Durante essas semanas, as jovens têm aulas sobre oração, seguimento de Cristo, história da salvação, Cristologia, Regnum Christi e algumas oficinas de temas diversos como o dinamismo da missão das Consagradas do Regnum Christi ou sobre interculturalidade.

Processo Vocacional das Consagradas

Quem ingressar ao candidatado terá alguns dias de visita familiar e, depois, volta para ter um tríduo e ingressar formalmente ao candidatado, no dia 22 de agosto, que também deverá ser o dia das consagrações (ou da emissão dos votos temporários) de algumas candidatas.

Promoção Vocacional

Amanda Alves e Consagradas do Regnum Christi

Maria José destaca que todos os membros do Regnum Christi são importantes na promoção de uma cultura vocacional, primeiramente, vivendo a própria vocação com muita confiança e entusiasmo, em uma busca contínua sobre qual é o chamado que o Senhor nos faz hoje, que é algo que sempre se atualiza.

“A vida nos foi dada como um dom e seguir Jesus é um dom; segui-Lo dentro de um carisma específico e dentro de um estado de vida também é um dom. Ao viver a vida com esse sentido de ser chamado, de estar à escuta, de querer também colaborar com essa ação de Deus no mundo, todos poderão suscitar nos outros, o desejo de buscar encontrar qual é o seu lugar, como Deus quer dar vida por eles e, também, como quer dar vida ao mundo, através deles”, conta.

Para ela, saber que a Igreja é comunhão, nos recorda que todos somos responsáveis uns pelos outros e pela vocação de cada um. “Podemos nos ajudar de diversas formas, desde uma ajuda mais material a uma ajuda de amizade, de apoio, de correção fraterna, para que possamos viver sempre conforme o Evangelho. E, também, podemos ajudar através da oração, que é uma intercessão poderosa que agrada muito a Deus. Especialmente, neste tempo do curso prévio, todos podem nos ajudar e nos acompanhar com suas orações. É um tempo muito bonito, mas também muito intenso, no qual cada uma das jovens precisa ter sua fé, esperança e caridade fortalecidas para dar o passo que Deus lhes pede”.

Amanda Alves

Conheça Amanda Alves, de 25 anos, do Rio de Janeiro, que está participando do Curso Prévio ao Candidatado das Consagradas do Regnum Christi, no México. Ela aderiu ao Regnum Christi em 2015, já foi diretora da Juventude Missionária, esteve na direção de formação do Sonhar Acordado e foi colaboradora em 2019, na cidade de São Paulo.

1- Como tem sido o seu processo de discernimento? 

Amanda Alves: Tem sido uma caminhada muito reveladora, pois cada dia que passa descubro mais de mim mesma aos olhos de Deus. O discernimento, antes de qualquer grande decisão de vida, é uma caminhada muito bonita que escolhemos viver com o melhor guia. Se nos abrimos a Ele, nos maravilhamos com cada descoberta que vamos fazendo e, a partir disso, podemos ir dando passos, desde os mais simples até os mais decisivos. O essencial para viver bem esse momento é permitir que Deus vá nos transformando de pouquinho em pouquinho e, assim, reflitamos mais o seu Amor. Tudo que possa vir disso não terá outra opção que não seja uma escolha que dê muitos frutos.

2- Como está o seu coração?

Amanda Alves: Diria que batendo intensamente! Estou no momento que o próximo passo está muito perto, mas ainda falta, então tenho muito que aproveitar por aqui ainda. É um misto de sentimentos que agita, traz uma ansiedade, mas que não tira a paz por estar indo. Essa sementinha já foi plantada por Deus e permanece, então o coração está muito feliz!

3- Como foi sua caminhada no RC até dar esse passo? 

Amanda Alves: Foi uma caminhada de experiências muito marcantes. Conheci o RC em 2012, através das missões de Semana Santa. Depois, fui sendo chamada a pequenos retiros, Horas Eucarísticas, formações, outros apostolados… Fui aceitando quase todos os convites, porque realmente me faziam bem, eu me sentia em casa. Em 2015, tomei a decisão de aderir. Ali, eu já tinha certeza que o RC era o meu lugar. Colaborei em 2019 e, hoje, estou aqui dando esse outro passo no Curso Prévio.

4- O que você pode dizer aos leigos que ainda estão discernindo sua vocação?

Amanda Alves: “Não temas!” Essa foi uma palavra chave desde o início. É verdade que não temos como controlar se virá ou não o medo, se teremos ou não nossas dúvidas, mas uma coisa é certa: Deus sempre estará ali de mãos estendidas. Se você sente alguma inquietação, mergulhe em descobrir mais! Deus nunca será invasivo, Ele espera sua abertura! Se você já está vivendo o seu processo, persevere com a certeza que, de Deus, só poderão vir maravilhas! Não tenha medo de descobrir os Seus planos, pois Ele é o único que entende tudo que passa dentro de você!

Para conhecer o trabalho de promoção vocacional no Brasil, acesse https://regnumchristi.com.br/consagradasrc/ ou, para mais informações, entre em contato com:

Maria Jose Pazos: mjpazos@regnumchristi.net
Instagram: @ConsagradasRCBrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here