O Capítulo Geral da Legião de Cristo procedeu à eleição dos novos superiores da congregação e elegeu para o cargo de diretor geral o Pe. Eduardo Robles Gil por um período de seis anos.

As votações para formar o novo Governo Geral da Legião de Cristo se tiveram no dia 20 de janeiro. O Papa Francisco deu ao Capítulo Geral a indicação explícita de não comunicar os resultados das eleições até receber a confirmação da Santa Sé. Nesta manhã o Arcebispo Dom José Rodríguez Carballo, O.F.M., secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, comunicou pessoalmente a confirmação das eleições por parte da Santa Sé.

Além do diretor geral, foram eleitos conselheiros gerais os padres Sylvester Heereman (Alemanha) e Jesús Villagrasa (Espanha). Também por disposição do Papa Francisco, a Santa Sé nomeou mais dois conselheiros gerais: o Pe. Juan José Arrieta (Espanha), quem é também o Vigário Geral, e o Pe. Juan Maria Sabadell (Espanha).

Por outro lado, o Capítulo Geral elegeu como Administrador Geral o Pe. José Gerardo Cárdenas Jiménez (México), e o Pe. Clemens Gutberlet (Alemanha) como Procurador Geral

Com esta eleição conclui-se o mandato do Pe. Álvaro Corcuera, LC, quem por motivos de saúde não exercia o cargo desde outubro de 2012 e foi substituído nas suas funções pelo Pe. Sylvester Heereman, LC.

P. Eduardo Robles Gil

O Pe. Eduardo nasceu em 1952 na Cidade do México. Consagrou-se no Movimento Regnum Christiem 1975 e ingressou na Legião de Cristo em 1977. Foi ordenado sacerdote em 1983 na sua cidade natal. Exerceu seu ministério principalmente na Espanha, Brasil e México. No México foi diretor de colégios, administrador territorial durante dois anos e diretor de seções do Movimento Regnum Christi. Colaborou na fundação da Legião e do Movimento Regnum Christi no Brasil.

Em janeiro de 2011 foi nomeado pelo Card. De Paolis como membro da Comissão de Aproximação para atender às pessoas afetadas pelo Pe. Maciel. Em agosto de 2013 assumiu o cargo de diretor territorial do México, por nomeação do pro-Diretor Geral com o consentimento do Delegado Pontifício.

«Tive a graça de estar em Roma de 1977 a 1983, durante a minha formação sacerdotal. Desde então estive exercendo o meu ministério em diferentes partes do mundo e também em diferentes trabalhos, desde colégios e a pastoral familiar até a administração ou como superior de comunidade. Agora terei que acostumar-me a Roma…», disse o Pe. Eduardo.

«Assumo esta missão em obediência à vontade de Deus representada pelo Capítulo Geral», afirma o Pe. Eduardo. «Aceitei ser diretor geral porque tenho muitíssima confiança não somente em Deus e na Igreja, mas também porque confio nas pessoas: nos legionários, consagrados e consagradas e nos membros do Regnum Christi. Eles estão dando a sua vida segundo o estado e condição ao qual foram chamados. Se eu considerara que estou sozinho, não poderia aceitar», explica.

Hoje o Capítulo Geral fez também um comunicado no qual a Legião de Cristo se posiciona de forma conclusiva sobre seu fundador e no que refere a alguns passos que se deram no processo de renovação. Ao respeito, o Pe. Eduardo afirma: «O Capítulo marca ao mesmo tempo um fim e um novo começo. Isto é o que muitos padres capitulares sentimos e expressamos na sala capitular. Mas para que seja de verdade um novo começo, é necessário colocar no seu lugar os desafios do passado. Por isso, o Capítulo quis publicar uma mensagem para os Legionários, membros do Regnum Christi e todos que acompanharam nossa recente história. Não podemos apagar o passado, mas tempos que aprender as lições, lamentar esses fatos e confiar na misericórdia de Deus e, como São Paulo, correr rumo à meta para chegar a Cristo».

Composição do novo Governo Geral

  • Diretor Geral: Pe. Eduardo Robles Gil Orvañanos, LC
  • Conselho Geral:
    • 1º Conselheiro e Vigário Geral: Pe. Juan José Arrieta, LC (Espanha, 57 anos)
    • 2º Conselheiro Geral: Pe. Sylvester Heereman, LC (Alemanha, 39 anos)
    • 3º Conselheiro Geral: Pe. Jesús Villagrasa, LC (Espanha, 50 anos)
    • 4º Conselheiro Geral: Pe. Juan Sabadell, LC (Espanha, 47 anos)
  • Administrador Geral: Pe. José Gerardo Cárdenas Jiménez, LC (México, 56 anos)
  • Procurador Geral: Pe. Clemens Gutberlet, LC (Alemanha, 47 anos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here