Diretores Territoriais dos Legionários de Cristo se reúnem em Roma – Pe. Cleomar Ferronato, LC e Pe. André Delvaux, LC, participam

0
1232

Dos dias 26 de abril a 01 de maio, realizou-se, em Roma, na casa Geral dos Legionários de Cristo, a reunião anual entre os Diretores Territoriais, o Diretor Geral da congregação, Pe. John Connor, LC e o Governo Geral. O atual Diretor Territorial dos Legionários de Cristo do Brasil, Pe. Cleomar Ferronato, LC e o Pe. André Delvaux, LC, que assumirá o posto no próximo mês, estiveram presentes.

Essas reuniões têm como objetivo analisar a situação e os desafios de cada território, compartilhar frutos e experiências e avaliar mudanças de pessoal e assignação de missões dos sacerdotes ou irmãos legionários, futuros diáconos e/ou sacerdotes.

“Vir a Roma é uma grande graça, onde convivemos com diretores territoriais para compartilhar e refletir sobre os grandes desafios da Legião”, disse o Pe. Cleomar Ferronato, Diretor Territorial do Brasil.

No caso dos irmãos, o processo para designar religiosos em formação, seja os que saem de práticas apostólicas, seja os que saem para exercer seu ministério dado que serão ordenados, inicia-se em dezembro e vai até abril. Em maio, o Diretor Geral e o seu Conselho se reúnem com os diretores territoriais e reitores das casas de Roma para definirem a missão que cada religioso exercerá. Esse ano, serão ordenados 24 sacerdotes e 38 diáconos.

Estando em Roma, o Pe. Cleomar Ferronato, LC, atual Diretor Territorial, e o Pe. André Delvaux, que o sucederá em breve, responderam algumas perguntas sobre a missão da Congregação no Brasil e as reuniões que tiveram.  

Pe. Cleomar Ferronato, LC:

1- Como foram as reuniões?

Pe. Cleomar: As reuniões entre os Diretores Territoriais da Legião de Cristo e o Diretor Geral e o seu Conselho ocorreram em um espírito de comunhão e com o desejo de tomar as melhores decisões para os membros da congregação e para a missão. O fato de poder se encontrar presencialmente, depois de tanto tempo, e no meio da pandemia, também foi um consolo e uma alegria para todos.

2- O senhor tem alguma novidade para o nosso território?

Pe. Cleomar: Temos novidades sim que, em breve, serão comunicadas. São mudanças de sacerdotes e religiosos que irão ocorrer. Vamos pedir a Deus que esses padres e irmãos que chegarão ao território encontrem, aqui, o ambiente adequado para crescer espiritualmente e, também, para cumprir uma missão que ajude a Igreja nesse país.

3- Como está sendo o processo de transição para o novo DT?

Pe. Cleomar: Graças a Deus está sendo tranquilo. O Pe. André Delvaux, LC já era conselheiro nos últimos anos e, também, é o Responsável Executivo da Federação Regnum Christi. Ele tem um conhecimento bastante completo e profundo do território e de cada um dos membros. Certamente, vai enfrentar desafios, mas com o apoio de todos, poderá levar a Legião de Cristo e o Regnum Christi a um novo momento de serviço a Igreja.

4- Quais foram frutos e conquistas do território nos últimos anos?

Pe. Cleomar: A palavra-chave para entender o caminho do território nos últimos anos é consolidação. O principal objetivo era dar mais estabilidade para as comunidades e também para as instituições. Acho que foi feito um bom caminho, ainda que existam desafios pela frente. Peçamos a Deus que, nestes próximos anos, possamos dar mais passos para crescer espiritualmente e chegar a ser aquilo que Deus espera de cada um de nós.

Pe. André Delvaux, LC:

1- Quais são as expectativas do senhor em relação ao território do Brasil?

Pe. André: Eu prefiro dizer que tenho muita esperança. Espero, em Deus, que compreendamos a missão que o Senhor nos confia na evangelização deste grande país e a vivamos com humildade, zelo e generosidade.

2- E em relação a sua nova missão como DT?

Pe. André: Espero que o Senhor me conceda todas as graças que necessito para realizar minha missão de acompanhar cada um de nossos sacerdotes, de colaborar com cada um deles em sua vida e missão e também com os membros do Regnum Christi.

3- Poderia compartilhar alguns objetivos ou expectativas como DT e presidente do Colégio Diretivo? Como projeta esse trabalho/ relação da LC com o RC?

Pe. André: Estamos trabalhando como Colégio Diretivo no planejamento estratégico do território – pediremos a colaboração dos diretores do Regnum Christi e de nossas obras nesse processo. Ele é parte do caminho de renovação institucional que estamos fazendo há anos e, agora, através desse planejamento, queremos dar novos passos nessa direção, renovando o encanto com nossa vocação ao Regnum Christi e o ardor apostólico, e obtendo maior alinhamento de visão estratégica e sinergia na missão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here