De 7 a 12 de julho, aconteceu, em São Paulo, o Encontro Territorial das Consagradas do Regnum Christi. Foram dias de formação e convivência, que neste ano também estiveram marcados por celebrações especiais, como o jubileu – 50 anos das consagradas. Estiveram presentes consagradas das três comunidades do Brasil: Sâo Paulo, Curitiba e Brasília. O neo sacerdote Pe. Jefferson Bartipaia, LC, celebrou os sacramentos, acompanhou e participou de todo encontro.
Para Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas no Brasil, o Encontro Territorial foi um momento de muita gratidão, esperança e alegria no coração. “Tivemos dias de formação, de partilha, de celebração e de formação. Cada uma ofereceu o melhor de si para gerar um verdadeiro ambiente de fraternidade. O fato de estarmos reunidas, nos dá força para a missão que desenvolvemos cada dia e nos ajuda a perceber que a nossa vocação tem uma especificidade dentro do Regnum Christi e da Igreja”, disse.
Formação e reflexão sobre identidade e missão
Os blocos formativos trataram de dois temas: “A Comunicação da nossa Identidade e Missão” e “Diversos temas relativos à Assembleia Geral Ordinária de 2020 (AGO 2020)”. Os blocos de comunicação foram guiados por Amandda Souza, encarregada do Escritório de Comunicação do Regnum Christi, e por Ir. Neusa dos Santos, especialista em comunicação e religiosa da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Após essa etapa, Mari Carmen Ávila, conselheira geral das Consagradas do Regnum Christi, assessorou os blocos de temas relativos à AGO 2020, tais como as novidades jurídicas da aprovação como Sociedade de Vida Apostólica (SVA) e o tema da missão e da vivência do voto de pobreza. Finalmente, no último dia aconteceram reuniões de caráter organizativo de atividades para o ano de 2020.
“Encontrar um território de consagradas repletas de desejo de crescer e de assumir a própria identidade e missão é muito renovador e dá muita esperança. Sou muito grata pela simples e calorosa acolhida”, compartilhou Mari Carmen.
Em meio a tanto trabalho, também aconteceram vários momentos celebrativos:
- Dia 08: missa e jantar especial de celebração do jubileu;
- Comemoração dos 25 anos de consagração de Mônica de Mattos e Guille Franco: gratidão a Deus e a cada uma por sua perseverança e entrega;
- A Hora eucarística também foi para celebrar a graça do jubileu com a experiência do perdão redentor, da gratidão, louvor e da força para continuar a peregrinação.
- Para concluir o encontro, foi preparada uma incrível festa “junina”.
Testemunhos
Maria Esther Muñoz, da comunidade de Brasília, compartilhou sua experiência ao refletir o voto da pobreza:
“Foi um momento de aprofundar nosso voto da pobreza, como um dom e uma eleição por amor a Jesus. Olhar com um novo olhar para Jesus pobre com um desejo de viver este voto a partir do coração. Agradeço a todas pelas palestras”!
Bianca de Mattos, da comunidade de Curitiba, falou sobre a experiência do encontro anual:
“Nosso Encontro Territorial anual representa uma oportunidade de formação, comunhão e plena comunicação da nossa vocação, em todas as suas dimensões, criando assim uma maior coesão sobre a nossa presença no Brasil. Celebrar juntas nossos 50 anos de existência e entrega dentro da Igreja, despertou em mim muita gratidão a Deus e o desejo e necessidade de colaborar pessoalmente na obra de renovação de aspectos da vida consagrada que precisamos desenvolver”.
Veja algumas fotos do encontro: