Início das atividades do curso 2022 no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil

0
1453

As atividades para o ano 2022 do seminário começaram com curso introdutório com os novos seminaristas na segunda quinzena de janeiro. Durante estas semanas, os novos seminaristas, acompanhados de um grupo de veteranos, têm atividades formativas e de convivência, bem como visitas a pontos históricos da cidade de São Paulo. Como em anos anteriores, no dia 25 de janeiro, festa da conversão do Apostolo Paulo, participaram da missa na Catedral da Sé. Ao concluir a celebração, tiveram oportunidade de cumprimentar ao Arcebispo de São Paulo, S. Ema. Revma. Dom Odilo Pedro Scherer.

Com a chegadas dos demais seminaristas, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, foi oferecido aos alunos um curso de atualização sobre a Teologia do Corpo de São João Paulo II. O curso foi ministrado pelo casal Marcelo e Viviane Pastre, coordenadores da Teologia do Corpo Brasil (www.teologiadocorpo.com.br) e pela Ma. Maria Celia dos Reis Silva.

De 06 a 12 de faveiro, ocorreu o retiro anual dos seminaristas, pregado por S. Exa. Revma. Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap, bispo de Caruaru-PE.

As atividades do Instituto de Teologia iniciaram no dia 14 de fevereiro, contando, também, com seis alunos externos. A missa inaugural do ano acadêmico 2022 foi celebrada pelo Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil, no dia 22 de fevereiro, festa da Cátedra de São Pedro.

O novo curso no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil começa com 43 alunos, procedentes de 6 dioceses brasileiras, entre elas a diocese de Zé Doca – MA, pertencente a chamada Amazônia Legal, a qual iniciou este ano a sua parceria com o Seminário.

Saiba mais

O Seminário Maria Mater Ecclesiæ começou suas atividades no Brasil no dia 25 de março de 2000. No dia 19 de outubro, a Congregação para o Clero aprovou os Estatutos do Seminário Maria Mater Ecclesiae. Com esta aprovação, esse dicastério confirma o caminho formativo que – junto com as dioceses associadas – está sendo realizado no Mater Ecclesiae, em conformidade com as indicações da Ratio Fundamentalis e as Diretrizes da CNBB e vincula ainda mais este seminário à competência da Congregação para o Clero, que definiu o texto apresentado como “um instrumento qualificado para o discernimento, acompanhamento e formação dos seminaristas, assim como para o cultivo das vocações ao clero diocesano, visando uma formação integral e a capacitação para o exercício do ministério sacerdotal”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here