Instituto Católico de Liderança completa 2 anos como uma obra a serviço da formação integral para os membros do Regnum Christi e católicos em geral

0
1312

O Instituto de Liderança Católica (ICL) acaba de completar dois anos. Fundado em abril de 2019, consolidou seu trabalho de evangelização digital por meio da formação intelectual, humana e apostólica, com o objetivo de ajudar a líderes cristãos em seu serviço à Igreja e aos membros do Regnum Christi.

O ICL visa oferecer aos católicos, especialmente àqueles que têm dúvidas ou questionamentos sobre sua fé ou o desejo de uma fé mais profunda, um caminho atrativo de formação, em sintonia com as circunstâncias da vida ordinária, oferecendo uma visão atual e profunda do Evangelho, além de auxiliar as pessoas a redefinirem o significado de “felicidade”.

Segundo o Pe. Rodrigo Hurtado, LC, diretor da obra, “o Instituto é um lugar onde os católicos podem encontrar a sua própria missão de vida e um acompanhamento para construir uma vida verdadeiramente feliz”, destaca.

Atualmente, o Instituto tem 12 cursos disponíveis, ministrados por legionários de Cristo, Consagradas do Regnum Christi ou membros leigos, entre outros especialistas. No ano passado, mais de mil pessoas fizeram algum dos cursos ofertados. Os temas são diversos: Redescobrindo Jesus, Introdução à Sagrada Escritura, Feminilidade e vocação da mulher, Superando a depressão e a ansiedade, Renovação Matrimonial, O que uma empresa de inspiração cristã pode fazer diferente?, entre outros. Veja todos os cursos do Instituto aqui

O Instituto também é responsável pelo aplicativo SeedTime, o primeiro aplicativo católico de meditação guiada, que tem como objetivo evangelizar, oferecendo uma ajuda na vida espiritual e humana, seja por meio das meditações diárias, seja por meio da formação cristã. O aplicativo chegou a marca de 650 meditações e 76 séries disponíveis na plataforma. Mais de oito mil pessoas fizeram o download até o momento. Agora, há uma nova versão Premium, com a possibilidade de ser assinada e ter conteúdos extras, exclusivos. Para acessar o aplicativo, clique aqui: https://liderescatolicos.org/seedtime/

Parceria com o Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae

Uma outra novidade é que o Instituto Católico de Liderança fechou uma parceria com o Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae, para a realização de cursos on-line.

Alguns cursos ministrados por legionários de Cristo que trabalham no Mater Ecclesiae já estão disponíveis no Instituto Católico de Liderança, como um sobre os Padres da Igreja. Em breve, também haverá um curso sobre a Doutrina Social da Igreja, ambos à distância. O objetivo dessa parceria é ajudar os membros do Regnum Christi e católicos em geral no conhecimento gradual dos temas pertinentes à Igreja, seja no campo espiritual, seja no campo pastoral.

Saiba mais sobre o Instituto Católico de Liderança, nessa entrevista com o diretor, Pe. Rodrigo Hurtado, LC:

1- Qual é a missão do Instituto Católico de Liderança? Qual a sua importância para a Igreja e para o Regnum Christi?

Pe. Rodrigo: Todo cristão, todo católico, desde o dia em que Cristo subiu aos céus, nos deixou uma missão: “ide ao mundo inteiro e pregai o evangelho”. Um evangelizador é alguém que leva a mensagem de Cristo, toca os corações das pessoas e transforma a vida das pessoas. Isso é liderança. Líder é aquele que influencia outros e, portanto, um católico, alguém que está convencido de sua fé, alguém que leva essa mensagem de Cristo ao mundo inteiro é, por antonomásia, um líder que transforma a sociedade. Por isso, o Instituto quer formar católicos que sejam conscientes de sua missão e que sejam agentes de transformação, cada um no ambiente no qual desenvolve sua vida. Quem é profissional tem uma liderança importantíssima que pode exercê-la desde sua perspectiva, aproximando as pessoas de Deus. Penso no comunicador, penso em um político, em um pai ou mãe de família. O mais importante é despertar nos católicos a consciência de sua missão de ser agentes de transformação na sociedade.

2- Quais serão os próximos objetivos do Instituto?

Pe. Rodrigo: Primeiro, nós queremos consolidar ainda mais nossa presença on-line, oferecendo um repertório variado de cursos e vídeos. Segundo, obviamente, também queremos oferecer formação para líderes de grupos de oração. Falando de liderança na evangelização, não estou apenas pensando nos responsáveis de equipes do Regnum Christi, mas nos demais católicos, em grupos de estudos bíblicos etc. que buscam, continuamente, padres que possam ajudá-los e acompanhá-los. A intenção é fornecer subsídios de formação para esses leigos. Depois,  também organizaremos cursos de formação para empresários. Além disso, acabamos de lançar uma nova versão Premium do aplicativo Seedtime, com a possibilidade de ser assinada e ter conteúdos extras, exclusivos, próprios dessa nova versão.

3- Como os membros do Regnum Christi podem apoiar o projeto do Instituto Católico de Liderança?

Pe. Rodrigo: Quero muito que os membros o vejam como uma ferramenta de evangelização, usando para sua própria formação e recomendando os conteúdos do Instituto. E, também, convido os membros que se sentirem chamados a darem formação. Gostaria que mais leigos ministrassem cursos, fossem monitores de grupos de oração. É hora de serem multiplicadores!

Veja os cursos disponíveis no momento: 

Redescobrindo Jesus
Logoterapia e construção da vida com propósitos
Logoterapia e autoformação na prática
Introdução à Sagrada Escritura
Feminilidade e vocação da mulher
Superando a depressão e a ansiedade
Renovação Matrimonial
Bom início, melhores frutos
Teologia do Corpo
Esperança para casais de segunda união
Gnosis, New Age e Relativismo
A história do povo de Israel
Explicações insuficientes de fenômenos religiosos
O que uma empresa de inspiração cristã pode fazer diferente?

Para mais informações:

www.liderescatolicos.org

Instagram: @liderescatolicosbr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here