Primeira nota informativa do Capítulo Geral 2020

0
711

Primeira nota informativa do Capítulo Geral 2020

20-24 de janeiro

O Capítulo Geral da Congregação dos Legionários de Cristo começou na segunda-feira, 20 de janeiro, em Roma, com a Celebração Eucarística na Basílica menor de Nossa Senhora de Guadalupe e São Felipe Mártir. Foi presidida pelo atual diretor geral da Legião de Cristo, Pe. Eduardo Robles-Gil, LC.

Depois das formalidades iniciais pedidas pelo Direito Canônico e pelo regulamento do Capítulo Geral, o Pe. Eduardo Robles-Gil, LC, apresentou um informe sintético da Congregação nos últimos seis anos. Os participantes tiveram a oportunidade de comentar esse informe.

Ao revisar os temas e tarefas que compreendem o Capítulo Geral, os padres capitulares optaram por afrontar, em primeiro lugar, o tema relacionado com os abusos sexuais que foram cometidos por alguns membros da Congregação e o modo como os superiores afrontaram esses casos no passado. Como consequência, o Capítulo Geral decidiu adiar outros trabalhos, incluindo a eleição do novo governo geral, que serão realizados posteriormente.

A mente e o coração dos padres capitulares se dirigem, primeiramente, a todos que sofreram algum tipo de abuso cometido por membros da Congregação. Às vítimas, os padres pedem perdão pelo que sofreram e pelas omissões, pelas medidas deficientes e os atrasados que aumentaram a sua dor.

O Capítulo Geral está aprofundando os relatos e as experiências das vítimas, assim como o Informe 1941-2019 recentemente publicado para analisar a magnitude do mal feito e do sofrimento causado, suas causas, suas consequências e, assim, poder confirmar as medidas já tomadas e estabelecer outras novas medidas.

Foi decidido pelo Capítulo Geral que será conhecido, publicamente, ao término dos trabalhos, os resultados de suas considerações e resoluções sobre esse tema. Assim, a Congregação poderá avançar no caminho autêntico de arrependimento e conversão, com ações concretas de reconciliação com as vítimas e famílias.

Na última quarta-feira, 22 de janeiro, o Capítulo Geral recebeu a visita do Pe. Gianfranco Ghirlanda, S.I., quem ofereceu uma valiosa colaboração à Congregação durante quase 10 anos, primeiro como conselheiro do Delegado Pontifício e, depois, como Assistente Pontifício. Sua presença e palavra enriqueceram e consolaram os padres capitulares, que expressaram, uma vez mais, seu agradecimento à Igreja, aos papas Bento XVI e Francisco e às demais autoridades da Santa Sé que acompanharam a Congregação nestes anos, e de maneira especial, ao Pe. Ghirlanda.

Os participantes do Capítulo Geral agradecem de coração, as orações dos membros da Congregação e do Regnum Christi e de todos os demais que acompanham o Capítulo neste momento.

Saiba mais: 

Veja a nota original em espanhol: https://legionariosdecristo.org/nota-informativa-1-del-capitulo-general-2020/

Saiba mais sobre o Capítulo Geral e quem são os padres que trabalham no Brasil e estão participando: https://regnumchristi.com.br/veja-quem-fara-parte-do-capitulo-geral-dos-legionarios-de-cristo-da-assembleia-geral-das-consagradas-e-dos-leigos-consagrados-que-acontecem-em-roma/

Informe 1941-2019: https://regnumchristi.com.br/radiografia-de-oito-decadas-para-erradicar-o-abuso/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here