Jovens líderes dos Movimentos Eclesiais do Brasil participam de reunião virtual

0
756

Jovens lideranças nacionais dos Movimentos Eclesiais se reuniram, no dia 1º de maio, por meio de uma plataforma virtual, para um momento de partilha e conhecimento da organização da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) e para o planejamento de ações em conjunto para este ano.

Organizado pelos jovens representantes dos Movimentos Eclesiais na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (CPJN), Mariana Ignácio e Vinícius Raposo, estiveram presentes nesta reunião as jovens lideranças nacionais de 18 movimentos eclesiais. Dom Nelson Francelino, presidente da Comissão, e Irmã Valéria Andrade Leal, assessora da CEPJ, também participaram do momento. Luiz Flávio Azevedo, membro do Regnum Christi do Colégio Diretivo Territorial, foi o representante do RC.

A iniciativa deste encontro partiu dos próprios jovens, que pediram por um momento em que pudessem se conhecer melhor e compreender como é o trabalho da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional e como poderiam se colocar a serviço desta organização. Diante dessa realidade, procurou-se atender a essa inquietude e aproveitar a ocasião para alinhar ações em conjunto, demonstrando que, de fato, “diversos são os dons, mas um só Espírito” (1Cor 12,4).

O encontro começou com uma oração inicial conduzida pela Ir. Valéria e foi seguido pela apresentação de cada um dos participantes e movimentos. Todos os presentes conheceram os diversos Movimentos Eclesiais que compõem o grupo de representantes nacionais e constatar a riqueza de carismas e identidades que a Igreja abraça. Dom Nelson explicou aos integrantes do encontro o que é a CEPJ, sua composição, história e atual organização, além de destacar a importância dos Movimentos, em suas realidades (arqui)diocesanas, estarem integrados aos Setores de Juventude.

Diante da pandemia vivida, em comum acordo, os jovens se propuseram à elaboração de um vídeo motivando os demais jovens a se cuidarem e a cuidarem do próximo, como expressão de amor e respeito à primeira vocação de cada pessoa: a vida. Os jovens líderes também acolheram os compromissos para os próximos meses, como o Integra (encontro dos Setores de Juventude), o 4º Encontro Nacional para Jovens Líderes de Movimentos, o Encontro de Revitalização e, por fim, foram motivados a participarem do processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

Participaram deste encontro jovens representantes dos seguintes Movimentos Eclesiais: Movimento das Comunidades Missionárias de Emaús, Juventude Masculina e Juventude Feminina de Schoenstatt, Juventude Mariana Vicentina, Casa da Juventude, Movimento de Cursilhos de Cristandade, Equipes Jovens de Nossa Senhora, Focolares, Ministério Jovem da RCC, Juventude de Milícia da Imaculada, Fazenda da Esperança, Regnum Christi, Segue-me, Treinamento de Liderança Cristã, Sociedade São Vicente de Paulo, Juventude em Ação Mariana, Comunhão e Libertação, Legião de Maria Jovem, Movimento Internacional da Juventude Agrária e Rural Católica.

Aproveitamos este momento para manifestar a nossa gratidão pelo compromisso de cada um desses jovens, que nos dão um belo testemunho. Cada um, conforme o carisma próprio de cada movimento, ajuda que o Reino de Deus possa se expandir até às realidades que fazem parte.

Para Luiz Flávio Azevedo, membro leigo do Colégio Diretivo Territorial do Regnum Christi e participante da reunião, esse encontro foi uma grande oportunidade para conhecer melhor e trabalhar junto com as demais expressões da Igreja. “Isso nos permite experimentar essa riqueza da diversidade, especificidade e complementariedade dos dons do Espírito. Esse é mais um passo e sinal do trabalho sempre sinérgico da Igreja dentro da qual compartilhamos todos a mesma missão em Cristo. E o Regnum Christi, ao passo da Igreja, não poderia deixar de se fazer presente pra ouvir, aprender, contribuir e caminhar junto com todos”, conta.

Fonte: www.jovensconectados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here