Kate O’ Connor é nomeada por mais 3 anos como Diretora Territorial das Consagradas do Regnum Christi

0
2623

O Governo Geral das Consagradas do Regnum Christi acaba de nomear Kate O’ Connor por mais 3 anos como Diretora Territorial das Consagradas do Regnum Christi no Brasil. Kate nasceu em Stratford – Canadá. Seus pais são médicos, naturais de Trinidade e Tobago. Em agosto de 1996, ingressou no Centro Estudantil em Rhode Island, Estados Unidos. Em 29 de agosto de 1997, ela se consagrou.

Sua formação e iniciação apostólica foi no Brasil e nos Estados Unidos. Ela trabalhou em vários apostolados nestes países como: pastoral vocacional e universitária, catequese, seções do ECYD, jovens e adultos. Foi professora no Centro de Formação em Curitiba/PR, ministrando cursos de teologia dogmática, oratória e psicologia evolutiva. Em Houston, no Texas, foi prefeita de disciplina e membro da equipe administrativa do Northwoods Catholic School, além de colaborar com a arquidiocese de Galveston-Houston na oficina para pastoral vocacional e universitária. Desde 2017, ela é diretora espiritual e apoia na direção da seção de senhoras em São Paulo, além de oferecer cursos de espiritualidade e acompanhamento espiritual.

Kate formou-se em Educação e Desenvolvimento, pela Universidade Anahuác, no México, especializando-se em Ciências Religiosas pela Universidade Pontifícia Regina Apostolorum de Roma e possui mestrado em teologia espiritual pelo Oblate School of Theology em San Antonio – Texas. Atualmente, ela está cursando mestrado em Ciências Psicológicas pela Divine Mercy University em Virginia, EUA.

Além disso, ao lado do Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, Kate dirige a Federação Regnum Christi no Brasil, compondo o Colégio Diretivo Territorial.

Veja a entrevista que fizemos com ela:

1- Qual o balanço que você fez dos 3 últimos anos e primeiros como DT?

Kate: Foi muito desafiador assumir este serviço no começo de uma pandemia. Apesar da ‘distância social’, eu quis me fazer próxima às comunidades das consagradas, espiritualmente e, na medida possível, presencialmente, para acompanhá-las neste tempo de incertezas e mudanças. Em março de 2020, as Consagradas tinham concluído recentemente sua Assembleia Geral, em Roma, na qual se elegeu um novo governo, se revisou as Constituições e se determinou as prioridades para os seguintes 6 anos do governo. Nós, diretoras territoriais, tínhamos a incumbência de investir nossas energias em transmitir e impulsionar as novidades da Assembleia, entre elas, o discernimento sobre a projeção da nossa missão evangelizadora, o governo e a administração da Federação Regnum Christi em comunhão com os outros institutos federados (a Legião de Cristo e os Leigos Consagrados do Regnum Christi), a renovação do voto de obediência e o serviço de autoridade. Hoje, 3 anos depois, experimento a alegria de ver as consagradas no Brasil renovadas interiormente, unidas em fraternidade e focadas na missão. Somos conscientes da nossa pequenez, mas também estamos convencidas de que é Deus quem nos acompanha e faz germinar as sementes do Reino.

2- Quais são as suas expectativas para os próximos 3 anos?

Kate: Caminharemos juntos com o Papa e a Igreja em espírito sinodal, ou seja, em espírito de escuta e discernimento como povo de Deus. A preparação para a Convenção Geral da Federação em 2024 será um caminho concreto para isto. As consagradas seguirão aprofundando na riqueza de sua vocação na família espiritual do Regnum Christi e contribuindo à missão evangelizadora no Brasil desde as seções, os colégios e outros âmbitos de especialização. Nestes próximos anos, dedicaremos esforços para encontrar novas formas de colaboração e intercâmbio entre as comunidades de América do Sul para fortalecer nossa missão neste continente. Contamos com as orações de todos!

3-  Como tem sido trabalhar junto às demais vocações no Colégio Territorial do Brasil? 

Kate: É uma riqueza trabalhar em conjunto com os demais membros da família Regnum Christi, e experimentar como cada um vive o carisma segundo sua vocação. Tem sido uma riqueza ver a contribuição dos leigos ao RC e aprendo com cada um deles. Agradeço, também, a oportunidade de trabalhar com os Legionários de Cristo e leigos consagrados do Regnum Christi na projeção da missão no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here