Regnum Christi realiza terceiro Encontro Nacional dos Formadores, com o tema “Viva o Mistério”, em São Paulo

0
3113

De 3 a 5 de março aconteceu, em São Paulo, o terceiro Encontro Nacional de Formadores do Regnum Christi. A atividade contou com a presença de sacerdotes, consagradas, consagrado e leigos de diversas localidades.

Como convidados especiais, estiveram presentes: Mirla Nascimento, consagrada do Regnum Christi e responsável da Área de Vida e Missão do Território da Colômbia/ Venezuela e o Pe. Rafael Ducci, LC, da Área de Vida e Missão de Direção Geral do Regnum Christi (Roma).

O tema do encontro foi “Viva o Mistério”, um seminário que tem sido desenvolvido em diversos territórios para que os membros se aprofundem no carisma do Regnum Christi, que é fazer presente o mistério de Cristo Apóstolo:

“Em cumprimento de nossa missão buscamos fazer presente o mistério de Cristo que sai ao encontro das pessoas, lhes revela o amor de Seu Coração, as reúne e as forma como apóstolos, líderes cristãos, as envia e as acompanha para que colaborem na evangelização dos homens e da sociedade” (EFRC 8)

Esse seminário faz parte do planejamento estratégico do território, que tem como, uma de suas linhas de ações: “renovar e fortalecer a consciência e vivência do carisma do Regnum Christi em cada um, em cada seção, apostolado e instituição”. Recentemente, ainda com este intuito, o território lançou a campanha de mística do “Fazer Presente o Reino de Cristo, fazer o presente o mistério de Cristo Apóstolo”.

O Encontro Nacional teve início na sexta-feira (3) e terminou neste domingo (5).  A primeira parte foi dirigida pelos diretores territoriais, Pe. André Delvaux, LC e Kate O’Connor, que apresentaram a realidade do território e de cada localidade.

Ao longo do final de semana, quem conduziu as reflexões do Seminário “Viva o Mistério” foi a consagrada Mirla Nascimento. Foram dias de oração, reflexão pessoal e em grupo, renovação, integração e trabalho em equipe.

Para renovar o carisma

O seminário “Viva o Mistério” faz parte de um projeto do Regnum Christi para o aprofundamento dos membros no carisma do RC, iniciado após a renovação dos Estatutos da Federação Regnum Christi. Durante estes dias, a consagrada Mirla Nascimento fez uma explanação sobre o carisma do Regnum Christi e convidou a todos a verem o RC com um novo olhar.

Mirla Nascimento, Consagrada do RC

“Temos de aprender a expressar o que somos e não o que fazemos. Deus quer se encontrar com o homem do mundo de hoje, com as dificuldades atuais. Por que o encontro se chama “Viva o mistério”? Pois é o mistério da vida de Cristo Apóstolo que resume o nosso carisma. A resposta está no número 8 dos nossos Estatutos. Quando falamos de mistério, não falamos de método, técnica, slogan. Falamos do que é essencial, do coração de Cristo”, disse Mirla.

Ao longo do Encontro Nacional, os participantes refletiram nos diversos encontros de Cristo com os apóstolos que são testemunhados no Evangelho e em como Cristo se encontrou com cada um dos membros ali presente: leigos ou ramos consagrados, pessoalmente.

“O nosso carisma é um presente, é um dom. O dom é para colocar a serviço dos demais. Precisamos restaurar o nosso dom e compartilhá-lo com os outros. Temos uma responsabilidade com o mundo de oferecer o nosso carisma como ele é”, disse Mirla, complementando a reflexão.

Comunhão, complementariedade e corresponsabilidade

De acordo com o número 3 dos Estatutos da Federação Regnum Christi, “somos uma família espiritual e um corpo apostólico”. Diante disso, o Pe. Rafael Ducci, LC, da Área de Vida e Missão da Direção Geral do Regnum Christi, também fez uma apresentação sobre o papel de cada vocação e seu lugar dentro do RC.

Pe. Rafael Ducci, LC

“Todos nós temos características próprias e, juntos, somos uma equipe. Temos uma meta, que Cristo Reine em nossos corações e na sociedade. Compartilhamos uma missão e nossa cabeça é Cristo. Hoje, temos que despertar no RC a virtude da audácia apostólica, que é diferente do ativismo. Não podemos por limites à missão. Precisamos viver em comunhão, com complementariedade e corresponsabilidade, para que possamos cumprir plenamente a missão do RC. É uma mudança de olhar sobre o RC”, ressaltou.

Cultura Vocacional

O último dia do Encontro Nacional de Formadores teve uma apresentação sobre o tema da cultura vocacional, no qual a consagrada Maria José Pazos, o Pe. André Delvaux, LC e o Leigo Consagrado, Ignacio Vivar, apresentaram a realidade vocacional no território do Brasil e convidaram os membros a viverem essa responsabilidade na missão do Regnum Christi de seguir fomentando as vocações em cada família, seção, obra, apostolado e localidade.

“Todos os membros do RC são promotores vocacionais e podem colaborar com esse caminho. Muitos de nós descobrimos a nossa vocação após um encontro com Cristo, inclusive, através do Regnum Christi. Contamos com vocês para seguir levando vocações para a Igreja e para o RC”, disse o Pe. André Delvaux, LC.

Campanha do Fazer Presente

Pedro Kropf, membro leigo do RC


Na conclusão do Seminário “Viva o Mistério”, foi apresentada a campanha de mística lançada no território do Brasil, para 2023, sobre “O ano de fazer presente”. O objetivo é que cada localidade replique esse seminário aos demais membros do RC e aproveitar o ano para seguir renovando o carisma, seja através dos ensaios e documentos de espiritualidade, seja através das atividades caras ao RC.

 

 

Todos os materiais, ensaios Estatutos estão disponíveis em: https://regnumchristi.com.br/formacao/espiritualidade/

Veja como foi o Encontro Nacional de Formadores do RC:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here