Legionários de Cristo publicam III Informe anual Verdade, Justiça e Reconciliação

0
2480

Roma, 19 de abril de 2023. A Congregação dos Legionários de Cristo publicou, nesta quarta-feira (19), o III Informe anual Verdade, Justiça e Reconciliação, como parte de seu compromisso com as vítimas de abusos por parte de membros da Congregação e do compromisso com a sociedade e a igreja. O fato de avaliar e prestar contas ajuda a constatar os avanços alcançados e as deficiências que exigem um empenho maior.

Ao publicar este informe, a Congregação levou em conta as vítimas conhecidas e desconhecidas que tenham sofrido abusos sexuais por parte de membros da Congregação. A partir dessa dolorosa situação, foi possível estabelecer os compromissos e as ações necessárias para a proteção das pessoas e a geração de ambientes seguros.

Este terceiro informe consecutivo apresenta o trabalho desenvolvido no ano de 2022, relacionado à atenção às vítimas, à implementação do Programa de Reparação e Apoio, ao seguimento dos procedimentos canônicos, aos aspectos relacionados com encobrimento, aos processos de acreditação, ao fortalecimento da colaboração com instituições e expertos externos, e aos abusos de autoridade e consciência.

O documento está estruturado em três grandes eixos. O primeiro deles faz um balanço histórico de 17 anos de caminho em busca de uma cultura de zero abusos; o segundo, apresenta os avanços relacionados à atenção às vítimas, à reparação e apoio, ao seguimento aos procedimentos canônicos em curso, ao encobrimento ou negligência grave, ao estado dos processos de acreditação, à colaboração com instituições e especialistas externos e ao estado dos abusos de autoridade e consciência. Finalmente, o terceiro tema refere-se aos compromissos adquiridos para os próximos anos.

Como aspectos a destacar, foi implementado o Programa de Reparação e Apoio às vítimas, que é integral e inclui o ressarcimento econômico e outras formas de reparação. Desse modo, se busca aliviar, em parte, os terríveis danos que causam os abusos sexuais. Até esse momento, 11 vítimas foram atendidas segundo os princípios desse programa.

Além disso, fortaleceu-se a colaboração estável com instituições e expertos externos nos lugares onde a Congregação está presente, facilitando a acolhida e o acompanhamento adequados às vítimas.

Ao todo, seis dos nove territórios que conformam a Congregação no mundo contam com a acreditação de auditoria externa dos protocolos de ambientes seguros expedida por parte da Praesidium, organização reconhecida internacionalmente na prevenção de abusos sexuais contra menores. Os outros três territórios estão em processo de acreditação.

Esse trabalho é feito por uma equipe de coordenadores de ambientes seguros de cada território que recebeu formação especializada por parte de CEPROME e Reparare da Universidade Anáhuac no México; do Instituto de Desenvolvimento e Pessoas da Universidade Francisco de Vitória, CONFER e Repara, na Espanha; das Conferências Episcopais da Alemanha, Chile, Espanha, Estados Unidos e França; Eshmá, Praesidium (Armatus) e da União de Superiores Gerais.

Finalmente, o III Informe anual apresenta os próximos compromissos da congregação, onde destacam-se o fortalecimento da resposta às denúncias, o robustecimento do programa de reparação econômica, o início de uma auditoria externa que revise o trabalho feito, a ampliação da colaboração com instituições e especialistas externos e a revisão de eventuais indícios de encobrimento ou negligência grave.

Todos os dados dos casos atualizados, documentos e informes, assim como os contatos dos canais institucionais e independentes para denúncias podem ser encontrados em 0abusos.org e em português, no site dos legionariosdecristo.com.br.

Acesse o III Informe anual Verdade, Justiça e Reconciliação, em português, aqui. 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here