Momento em família: encontro de delegados brasileiros na Assembleia com irmãos e legionários que vivem em Roma

0
557

Durante a Assembleia Geral do Regnum Christi, que aconteceu em Roma, de 27 de novembro a 3 de dezembro, os legionários brasileiros, padres e irmãos, que vivem nas casas de formação de Roma, organizaram um encontro com os delegados do Brasil na Assembleia, reunindo a família espiritual que compreende o RC, com a presença dos leigos Amandda Souza, Pedro Kropf e Luiz Flávio Azevedo, da consagrada Elena Bartolomé, diretora territorial, além do Pe. Cleomar Ferronato, LC., diretor territorial do RC no Brasil e do Pe. André Delvaux, LC., delegado para o apostolado.

O encontro começou com um jantar, que teve um leve toque da cozinha brasileira no cardápio, preparado pelos irmãos; também durante o jantar se comemorou o aniversário do Ir. Jefferson de Souza.

Em seguida, os padres e irmãos tiveram a oportunidade de fazer perguntas relacionadas com o Regnum Christi no Brasil, as 14 localidades brasileiras nas quais ele se encontra, a festa de Cristo Rei vivida no último dia 25 de novembro, as comunidades de padres e consagradas, o trabalho com as vocações e com os leigos, a comunicação e os desafios da missão e evangelização no país.

Para Pedro Kropf, foi muito interessante estar com os irmãos e poder conhecer a realidade das vocações que têm brotado no Brasil. “Foi motivador ver a caminhada deles e o interesse em saber de tudo que acontece no Brasil, no Regnum Christi. Estão ansiosos para sair em missão, sedentos para servir cada vez mais ao RC, de construir o movimento no Brasil, se possível, e isso é muito bonito”, disse.

Ir. Renan Miranda, que está no seu último ano de filosofia, comentou como foi o momento: “Estar reunidos em família, falando daquilo que é próprio nosso, da nossa missão e vocação, faz com que o coração se inflame de amor e de desejo de ser instrumento nas mãos de Deus na instauração do seu Reino. Foi muito bom ter esse momento em família”, disse.

Para Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas no Brasil, o encontro foi um momento de muita gratidão.  “A cultura brasileira é de encontro em família e isso ajuda a cada uma das vocações. Fui muito acolhida, consegui conversar e conhecer vários irmãos. Eles contaram o que estão fazendo, transmitiram sua alegria e um grande interesse pelas consagradas no Brasil e no mundo. Me surpreendeu e me deixou muito agradecida o fato de que a primeira pergunta feita tenha sido sobre as consagradas e as vocações no Brasil. Esse interesse deles me edificou muito”, contou.

Luiz Flávio Azevedo também compartilhou sua experiência e contou como foi estar com alguns amigos que hoje se formam para serem Legionários: “Foi o máximo estar com os irmãos, irmãos que conheci ao longo de sua formação na Legião, um foi colaborador comigo e outros estiveram na minha seção e vida de reino. É maravilhoso ver as vocações, ver o caminho que cada um deles vai trilhando. Foi muito proveitoso partilhar sobre nossa participação como delegados na Assembleia e contar um pouco do trabalho no comitê no Brasil. É muito bonito ver como o Regnum Christi se desenvolve, em cada uma de suas vocações, a partir do amor a Cristo e depois, do desejo de transmiti-Lo pelo mundo”.

Ao final, houve um momento de descontração com os irmãos que sairão de práticas apostólicas em breve para que sejam enviados ao Brasil. O encontro terminou com a famosa foto de grupo e a uma benção do Pe. Cleomar.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here