Porto Alegre realiza evento ReaCende, um dia de mística e integração

0
3284

No dia 10 de setembro, a localidade de Porto Alegre realizou o evento ReaCende, com o objetivo de reunir os membros da localidade para reavivar o carisma e amor pelo Regnum Christi. Foi um encontro de mística e integração entre as seções de adultos e jovens.

Como convidado especial, a localidade recebeu Pedro Kropf, do Rio de Janeiro, membro do RC desde 2001 que faz parte do Colégio Diretivo Territorial e que também esteve presente no processo de revisão dos Estatutos, no ano de 2018, em Roma. Ele falou sobre o processo de renovação do RC e o papel dos leigos na Igreja e no Regnum Chrsti. 

Pe. Patrick Walsh, LC, também foi um dos palestrantes e falou do tema da identidade pessoal e identidade RC.

Um momento marcante do encontro foi o painel Café com Fé, com o tema: “Caritas Christi Urget Nos – O Amor de Cristo nos Compele” (ouça mais abaixo).O entrevistador foi Adriano Dutra (apresentador do podcast Café com Fé) e os entrevistados da mesa foram: Vitória de Carli, doutora em teologia e membro do RC, Pe. Santiago Artero, LC, Pedro Kropf e Pedro Freda, membro do ECyD, que compartilhou sobre quando foi colaborador ECYD, em Atlanta. 

Além disso, também foram apresentados os apostolados locais, suas atividades, bem como suas respectivas finalidades dentro da localidade. Também houve a venda de materiais do RC, como camisetas, garrafas e cadernetas.

Testemunhos

Fernando Raguzzoni Brundo, jovem do RC, compartilhou como foi a experiência no ReaCende. “Foi, sem dúvida alguma, um grande reavivar de nossa esperança e de nossa identidade. O Regnum Christi nos foi, mais uma vez, apresentado, não como uma mera teoria, mas como uma experiência a ser vivida. Hoje, estamos colhendo os frutos desse encontro, que já podem ser percebidos em nossas equipes”.

Laura Becker, da seção de senhoritas, disse que o evento conseguiu reacender o amor pelo Regnum Christi. “Confirmou-me que o RC é o meu carisma e o modo de viver a fé que Deus colocou no meu coração. Foi emocionante, de derramar lágrimas verdadeiras, estar reunido com toda a família RC de POA. Acendeu o fogo para servir a Deus pelo movimento e para usar todos os meios que o movimento oferece para buscar a Deus”.

Ricardo Freda, da seção de adultos, complementou, ainda, afirmando que “somos uma família espiritual, um corpo apostólico e, agora, temos o compromisso de levar esse amor de Cristo para o mundo, para as nossas realidades, para o nosso trabalho,  para as nossas vidas”, disse. 

Ele complementou: “Saí do encontro com a certeza do que Deus espera de nós e que Ele conta conosco nessa missão. Saí com o coração cheio de otimismo e de esperança, porque agora cabe a nós e depende de nós estender esse Reino de Deus para toda nossa localidade. Além disso, temos a necessidade de nos formar como líderes cristãos, como apóstolos apaixonados, que possam contagiar almas e levá-las a Deus. No contexto atual da Federação, os leigos devem assumir um papel de protagonismo, devem assumir uma postura, uma atitude de colaboração, de esforço complementar junto com as outras vocações”, concluiu.

Caritas Christi Urget Nos

Caritas Christi Urget Nos (2 Cor 14-15) e a relação com o carisma do Regnum Christi foi o tema do podcast Café com Fé, gravado durante o evento ReaCende Porto Alegre, realizado dia 10 de setembro, que comemorou os 30 anos do RC na capital do Rio Grande do Sul. O bate-papo contou com a presença de Pedro Kropf, membro do Colégio Diretivo Territorial do Brasil e outros membros da localidade! Está imperdível! Ouça agora mesmo no Spotify o podcast do Café com fé. 

Veja como foi o evento ReaCende RC

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here