“Sou apenas um servo na vinha do Senhor” Ordenação Diaconal de Carlos da Rocha, LC

0
1673

No último sábado do mês de julho, dia 31, aconteceu a ordenação de mais um diácono brasileiro: Carlos da Rocha, LC, na Capela do Noviciado dos Legionários de Cristo, em Arujá/SP. A ordenação foi conferida por Dom José Valmor César Texeira, Bispo da Diocese de São José dos Campos/SP. Estiveram presentes: Dom Antônio Benevente, Bispo de Jacarezinho/PR, Dom Eduardo Malaspina, Bispo Auxiliar de São Carlos/SP; Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, outros legionários, os apostólicos do centro vocacional, Consagradas do Regnum Christi, membros do Regnum Christi e os familiares do Diác. Carlos e seus amigos.

No início da celebração, o Pe. André deu as boas-vindas a todos e, de modo particular, a Dom José, que acompanha os legionários e os membros do Regnum Christi há muitos anos na Diocese de São José dos Campos, onde se realizam trabalhos apostólicos.

Na homilia, Dom José comentou uma parte da leitura tirada do profeta Jeremias: “o Senhor estendeu a mão e tocou a minha boca e disse: ‘Eis que ponho minhas palavras em tua boca’: “É isto que, em toda tua vida, Carlos, deverás fazer: Deixar o Senhor falar com Suas palavras em tua boca”. O bispo também chamou a atenção para um dos pontos principais da missão diaconal: “O diácono é um servidor da Palavra de Deus. Por isso, deve ser um homem de palavra e da Palavra”.

Ao final da homilia, Dom José comentou a alegria de poder celebrar a ordenação no marco do Ano de São José e motivou o novo diácono a ser “um servidor da Igreja, a exemplo de São José”.

O Diácono Carlos da Rocha agradeceu a disponibilidade de Dom José e a presença de todos. “Sou apenas um servo na vinha do Senhor, consciente da grandeza dessa vocação, pois “trazemos um tesouro em vasos de barro”. Mas, como escutamos na liturgia “Deus, que inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais a perfeição” a obra é Ele, minha vida é D’Ele”, lembrou.

Ele também agradeceu a sua família pela presença e apoio em sua caminhada. “Agradeço de coração a minha família, de quem recebi tudo. Não possa deixar de lembrar de tantas pessoas que desde a janela do céu, assistem e participam comigo desse momento, meu avô, meu amado pai e tantas outras pessoas que, no jardim da vida, Deus as acolheu para junto de Si. Hoje, elas estão presentes comigo de um modo muito mais profundo, no meu coração”. E concluiu, agradecendo: “nesse caminho, Nosso Senhor fez um chamado muito concreto, a uma família específica com um carisma próprio, a minha amada Legião de Cristo. Obrigado padres e irmãos, por estarem comigo nesse momento”.

Ministério diaconal na Venezuela

Nascido em 1990, Carlos Júnio da Rocha é originário de Minas Gerais, da cidade de Sete Lagoas/MG. Entrou no noviciado dos Legionários de Cristo em 2008, com 17 anos. Fez o noviciado na cidade de Arujá/São Paulo. Professou os primeiros votos no dia 21 de fevereiro de 2010 e foi estudar Humanidades em Salamanca, Espanha. Depois disso, foi para Roma, Itália, estudar filosofia. Em 2013, começou suas práticas apostólicas como auxiliar da secretaria territorial do Brasil. No seguinte ano foi transferido para o noviciado de Arujá, como assistente de noviços. Em 2016, voltou para Roma, onde fez seu Mestrado em Filosofia, especializando-se em Antropologia. Antes de ser ordenado diácono, ele concluiu a Teologia. Nesse último sábado foi ordenado diácono e, agora, irá trabalhar na Venezuela, na cidade de Barquisimeto, como promotor vocacional.

Veja como foi a cerimônia:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here