Terceira nota informativa do Capítulo Geral 2020

0
251

Terceira nota informativa do Capítulo Geral 2020

30 de Janeiro – 4 de Fevereiro

Nestes últimos dias, como de costume no desenrolar dos Capítulos Gerais, a variedade e a importância dos temas por tratar se concretizaram na formação de diversas comissões de trabalho. Foram estabelecidas seis comissões temáticas: abusos e ambientes seguros; identidade do legionário de Cristo; formação inicial até a ordenação sacerdotal; formação permanente; promoção vocacional; missão e apostolado.

No último dia 31 de janeiro, o Pe. José Cárdenas, LC, Administrador Geral da Congregação, apresentou o relatório administrativo do último sexênio. Este mostrou, por um lado, a profissionalização dos processos de gestão e administração e, por outro, a necessidade de capacitar os legionários nesse campo. Destacou, entre outros aspectos, a redução da dívida, os progressos para melhorar a sustentabilidade dos territórios, as auditorias externas realizadas e os passos iniciais para a criação de um fundo para enfermos e idosos.

O dia 1º de fevereiro foi dedicado para revisar as recomendações e normas relacionadas com os abusos sexuais e as responsabilidades do passado, presente e futuro. Os padres capitulares, neste momento, elaboram os documentos com as resoluções que estão sendo tomadas neste campo prioritário.

Na Vigília da Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada, os padres capitulares participaram na Concelebração Eucarística com o Santo Padre, juntamente com as Consagradas, Leigos Consagrados do Regnum Christi e um grande número de religiosos de diversas congregações, renovando, junto à tumba do Apóstolo Pedro, a própria consagração a Jesus Cristo e pedindo luz ao Senhor, diante dos desafios do Capítulo e das Assembleias Gerais.

Os dias começam com a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Ao redor do altar, os padres capitulares vivem e intensificam a sua comunhão em Cristo. As homilias inspiradas na Palavra de Deus nutrem os trabalhos capitulares.

Na segunda-feira, 03 de fevereiro, os diretores territoriais iniciaram a apresentação dos seus relatórios de governo.

Saiba mais: 

Veja a nota original em espanhol: https://legionariosdecristo.org/nota-informativa-3-del-capitulo-general-2020/ 

Quem são os padres que trabalham no Brasil que participam do Capítulo Geral 2020: https://regnumchristi.com.br/veja-quem-fara-parte-do-capitulo-geral-dos-legionarios-de-cristo-da-assembleia-geral-das-consagradas-e-dos-leigos-consagrados-que-acontecem-em-roma/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here