Veja quem fará parte do Capítulo Geral dos Legionários de Cristo, da Assembleia Geral das Consagradas e dos Leigos Consagrados que acontecem em Roma

0
712

Começou, nessa segunda-feira (20 de janeiro), em Roma, o Capítulo Geral ordinário 2020 da Congregação dos Legionários de Cristo que acontece até o fim de fevereiro. No dia 24 de janeiro também se inicia a Assembleia Geral das Consagradas e, no dia 29, a Assembleia Geral dos Leigos Consagrados.

Padres, consagradas e leigos consagrados se reúnem com o objetivo de refletir na missão e identidade de sua vocação, de eleger os novos membros do Governo Geral e traçar as estratégias para os próximos seis anos de governo.

Saiba mais quem são os delegados que trabalham no Brasil e rezemos por cada um deles e pelos frutos dessas reuniões! 

Capítulo Geral 

O Capítulo Geral é o órgão máximo de governo de uma congregação religiosa segundo estabelece o direto canônico. Ordinariamente, acontece a cada seis anos, de acordo com as Constituições aprovadas pela Santa Sé em 2014. Além de eleger o Governo Geral, o capítulo de 2020 fará um balanço dos últimos seis anos de governo, ir analisar os desafios de sua missão evangelizadora como parte da Igreja e tratar assuntos importantes como a missão, a identidade, por exemplo, de todos os Legionários de Cristo. Antes do início do Capítulo, os legionários participaram de um retiro espiritual.

Participam do capítulo 66 sacerdotes legionários de Cristo que representam nove territórios (Chile-Argentina, Brasil, América do Norte, Espanha, Europa-Ocidental e Central, Itália, México, Monterrey, Colômbia-Venezuela), além da delegação de Roma e Terra Santa.
Quatro deles trabalham no Brasil. São eles:


Pe. Cleomar Ferronato, LC,
é de Santa Helena, Paraná e foi ordenado em 2002. Desde 2015 é Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil e presidente do Colégio Diretivo Territorial do Regnum Christi no Brasil.

 


Pe. José Laboy, LC,
é americano de Nova York e foi ordenado em 2001. Está no Brasil desde 2012. Atualmente é superior da comunidade de apostolado do Seminário Maria Mater Ecclesiae, localizado em Itapecerica da Serra (SP) e Conselheiro territorial dos legionários de Cristo.

 


Pe. Fábio Guedes, LC
é Brasília e foi ordenado em 2011. Atualmente é superior da comunidade de São Paulo e diretor da seção de senhoras de São Paulo.

 

 


Pe. Paulo César Valetini, LC
é de Taió, Santa Catarina e foi ordenado em 2015. Atualmente é assistente no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil, localizado em Itapecerica da Serra, São Paulo.

 

Para saber mais sobre o Capítulo Geral e conhecer todos os demais participantes, acesse a página oficial:  https://legionariosdecristo.org/capitulo2020

Assembleia Geral das Consagradas

As consagradas do Regnum Christi se reúnem de 24 de janeiro a 29 de fevereiro e também escolherão o novo Governo Geral das consagradas pelos próximos seis anos. Antes disso, participaram de um retiro que se iniciou no último domingo, dia 19.

As delegadas se aprofundarão sua missão como Consagradas e Sociedade de Vida Apostólica e refletirão nos próximos passos na vivência de seus votos e no tema da sustentabilidade.

Ao todo, participam 47 delegadas, sendo que três deles trabalham no Brasil. São elas:


Elena Bartolomé,
Diretora Territorial das Consagradas no Brasil desde 2015. Nasceu na Espanha e se consagrou em 2001. Sua experiência apostólica é em vários âmbitos da pastoral de jovens e na formação de consagradas.

 


Kate O´Connor,
membro da equipe auxiliar da seção de senhoras de São Paulo desde 2017. Nasceu no Canadá e se consagrou em 1997. Sua experiência apostólica é nos campos de pastoral de jovens e adultos e na formação de consagradas.

 


Camila Melo,
é diretora da Domus Marie (comunidade) de Brasília e membro da equipe auxiliar da seção de senhoritas desde 2018. Nasceu no Brasil e se consagrou em 2004. Sua experiência apostólica é com a pastoral de jovens e na formação das consagradas.

Para saber mais sobre a Assembleia Geral das Consagradas e conhecer todos os demais participantes, acesse a página oficial: https://consagradasrc.org/asamblea2020/

Assembleia Geral dos Leigos Consagrados

Os leigos consagrados do Regnum Christi se reúnem de 29 de janeiro a 15 de fevereiro. Antes disso, de 26 a 28 de janeiro, participam de um retiro espiritual. O objetivo da Assembleia é seguir refletindo na missão de sua vocação como leigos consagrados, na Sociedade de Vida Apostólica que compreendem e na eleição dos novos membros do Governo Geral para os próximos seis anos.

Ao todo, participam 12 delegados, sendo que um deles trabalha no Brasil:

Ignacio Vivar, espanhol, é diretor da seção de jovens de Brasília e presidente do Colégio Diretivo Local da cidade.

Para saber mais sobre a Assembleia Geral dos Leigos Consagrados e conhecer todos os demais participantes, acesse a página oficial: https://laicosconsagradosrc.org/asamblea2020/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here