Acampamento Nacional do Ecyd: “Somos luz, Somos Igreja”

0
1004

Na missa final, 10 adolescentes fizeram sua aliança ao ECyD e confirmaram perante todos o desejo de viver o estilo de vida do ECyD e a ter uma amizade especial com Jesus Cristo

Nos dias 24 a 27 de janeiro, aconteceu o Acampamento Nacional do ECyD (Encontro, Convicções e Decisões), no Seminário Legionários de Cristo, em Arujá/SP, com a participação de 46 pessoas, sendo 30 adolescentes da terceira e quarta etapa do ECyD (13 a 16 anos), 2 colaboradores RC, 2 colaboradores ECyD, 2 consagradas, 3 padres, 5 formadores e uma família ECyD.

O tema do acampamento foi “Somos luz, somos igreja”. O objetivo de todo o acampamento era propiciar aos adolescentes a experiência de ser Igreja e de poderem viver o carisma que lhes foi confiado, através do ECyD, em que cada adolescente pudesse se sentir membro do corpo místico de Cristo, cada qual com seu próprio dom que deve ser colocado ao serviço dos outros. Também reconhecer em Maria, um modelo de santidade, confiança, generosidade e serviço. Sendo assim, foi aproveitada algumas formações e temas da Jornada Mundial da Juventude para que eles se sentissem cada vez mais unidos com a Igreja Católica, já que o acampamento aconteceu ao mesmo tempo que a JMJ do Panamá.

 

O acampamento teve adoração todos os dias, além de formações, dinâmicas, missa e brincadeiras, todas com algum propósito de fazer com que os adolescentes trabalhassem sua intimidade com Jesus e também com que estava ali presente. Na quinta-feira, eles tiveram uma adoração pela JMJ, por cada um deles ali reunidos e por todo o ECyD. Após esse momento de intimidade com Cristo, eles tiveram uma dinâmica para se conhecerem mais e ter encontros, que é uma das bases mais importantes!
Na sexta-feira, eles iniciaram o dia com adoração e meditação com a participação especial dos noviços, celebrando também aquele dia por ser a data da Conversão de São Paulo apóstolo. Seguindo a programação, ocorreram brincadeiras, momentos de descontração, atividades que eles trabalhavam mais o conhecimento e interesse pelo próximo, formação sobre o que significa ser igreja e como o ECyD está inserido nisso, bem como tempo de esportes, terço, missa, formação sobre a JMJ e finalizaram o dia com uma brincadeira noturna.
No sábado, a programação seguiu com a meditação, brincadeiras, dinâmica de partilha entre duplas sobre Deus e a vida de cada um, tempo de lazer com bastante diversão, formação especial sobre Maria com as colaboradoras RC que participavam do Cursilho, missa e logo após se uniram à vigília da JMJ, na qual foi percebida uma união entre todos ali e a jornada. Finalizaram um dia com uma brincadeira noturna que trabalhava sobre a JMJ, a caridade e a união de cada um deles.
No último dia do acampamento, os adolescentes tiveram uma meditação que sintetizou tudo que vivenciaram, por meio de uma profunda intimidade com Jesus. Após esse momento, eles realizaram uma partilha através de uma dinâmica com fotos, onde eles deveriam escolher uma foto e compartilhar de uma forma mais espontânea por que escolheram essa foto e qual o link que existe entre ela e o acampamento. Nessa partilha, os adolescentes puderam confirmar como foi importante o acampamento para se encontrarem com Deus, consigo mesmo e com o pessoal do ECyD. Em quase todas as partilhas era tratado o tema da amizade em Cristo, autenticidade e liberdade que existiu no acampamento.
A finalização do acampamento foi com uma missa onde estiveram presentes alguns pais dos adolescentes. Na celebração tivemos a aliança ao ECyD de 10 adolescentes, que puderam confirmar perante todos ali seu sim a viver o estilo de vida do ECyD e a ter uma amizade especial com Jesus Cristo.
A equipe ECyD agradece especialmente a Comissão Nacional do ECyD* e alguns formadores do ECyD que se colocaram a disposição para auxiliar em toda formação do acampamento nacional. Esse acampamento terminou com a certeza de que é possível viver a pureza, a alegria e amor na adolescência.
Veja como foi a experiência de alguns participantes: 
“Meu nome é Naêlly, tenho 13 anos e sou de São Paulo. Minha experiência no Acampamento Nacional do ECyD foi incrível! Nos divertimos muito, tivemos muitas atividades e dinâmicas maravilhosas, um ambiente composto de muita natureza. Nos divertindo sempre, e, o mais importante, rezando, refletindo e adorando a Cristo. Eu amei muito tudo. Foi sensacional!”
“Meu nome é Luca e sou do ECyD de SP – Morumbi. O que mais gostei do acampamento foi a união do ECyD do Brasil inteiro, como eu sou de São Paulo, eu não imaginava que poderia estar com pessoas de outras localidades agindo como se encontrasse com eles com frequência; teve muita união e simplicidade. Além disso, algo que achei muito legal foi que até as piadas a gente fazia de forma universal com adolescentes do Brasil inteiro. Como somos uma só Igreja, conseguimos ser também um só ECyD!”
“Sou Maria Helena, de Curitiba, tenho 15 anos, e nesse acampamento, a melhor coisa pra mim foram os amigos novos que fiz; as pessoas são muito gentis! Eu me diverti muito e o tempo que passei aqui foi pouco, mas mesmo assim, eu gostei muito e eu adoraria que fosse por mais tempo para estar com meus amigos.”
*A Comissão Nacional do Ecyd é composta pela consagrada Eva Maria Leal, o Pe. Alfonso Treviño e os jovens Ana Clara Borges, Manon Masi, João Peterossi e Luis Henrique Lima.
Para saber mais sobre o ECyD: Instagram – @ecydbrasil 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here