Convenção Geral do Regnum Christi: participe desse processo de reflexão sobre a missão do RC

0
1959

Há alguns meses, o RC começou o processo de preparação para a Convenção Geral que acontecerá entre os meses de abril e maio em Roma de 2024. Neste momento, estamos na primeira etapa de reflexão por equipes – conhecida como fase local – na qual ramos consagrados e membros leigos têm refletido, em equipes de encontro com Cristo ou equipes mistas, sobre oito temas da realidade apostólica que envolvem a missão do Regnum Christi. Essa etapa ainda está em andamento e vai até o mês de junho. Clique aqui e participe! 

Novo documento para os leigos refletirem sobre sua identidade no RC

Também já está disponível um novo documento que reflete a identidade da vocação dos leigos no Regnum Christi, voltado exclusivamente para eles que, também, deve ser respondido por equipes. Para participar, clique aqui.

Próxima etapa – Convenção Territorial

Em vistas à preparação da Convenção Geral, está previsto que, durante o próximo semestre, ocorram as convenções territoriais. Elas ajudarão a “identificar, amadurecer e preparar as propostas para a Convenção Geral” (EFRC n.70), recolherão as conclusões e frutos do discernimento feito pelos membros e localidades dos territórios para “buscar e escutar, entre todos os membros do Regnum Christi, a voz do Senhor que nos convida a sair e a responder às diversas necessidades do mundo e da Igreja desde o nosso carisma” (Apóstolos em Missão. Fazer presente o Reino de Cristo hoje. Guias para o discernimento apostólico da realidade. Fase local: setembro de 2022 – junho de 2023. Pág 5).

   “É um momento que Deus nos presenteia para discernir e rezar juntos”

Sobre a Convenção Geral

 A primeira Convenção Geral ordinária, que ocorrerá do dia 29 de abril a 3 de maio de 2024, será uma oportunidade para que todas a vocações do Regnum Christi olhem juntos o mundo e, desde o Coração de Cristo e o carisma próprio, renovem o impulso na missão que compartilham como apóstolos do Reino.

No 24 de abril de 2023, o Colégio Diretivo Geral e os leigos que o assistem: Pe. John Connor, LC, Nancy Nohrdem, Félix Gómez Rueda, Francisco Gámez e Álvaro Abellán, enviaram uma carta a todos os membros do Regnum Christi e compartilharam o objetivo da Convenção Geral:

  • discernir a realidade apostólica e como podemos continuar respondendo aos desafios atuais da sociedade e da Igreja;
  • refletir sobre a identidade do membro leigo do Regnum Christi;
  • seguir refletindo na implementação da Federação Regnum Christi para viver mais plenamente nossa finalidade (EFRC n.7) e nossa missão (EFRC n. 8).

As principais tarefas que competem à Convenção Geral (EFRC n. 67) e que se detalham na carta são:

  1. Examinar a situação do mundo e da Igreja e como a Federação pode servir melhor suas necessidades de acordo com o espírito próprio e missão; analisar a situação da Federação e os assuntos mais importantes que hajam sido propostos pelas convenções territoriais e pelos órgãos supremos das instituições federadas;
  2. Tomar as medidas mais oportunas para promover o desenvolvimento e a adequada renovação da Federação, impulsionar o cumprimento da missão, enfrentar os desafios e resolver as dificuldades mais importantes, de acordo com seu espírito próprio.
  3. Definir as prioridades para o próximo sexênio;
  4. Fazer as modificações necessárias nos Estatutos, que se apresentarão à ratificação dos órgãos supremos das instituições federadas e à aprovação da Santa Sé;
  5. Modificar ou aprovar os códigos secundários do direito próprio e emanar diretrizes;
  6. Se fosse o caso, formular uma recomendação para alguma das instituições federadas em vista à salvaguarda do patrimônio carismático comum;
  7. Assignar os bens que formam parte do patrimônio estável da Federação, se houverem.

Confira todos os materiais: 

Vídeo sobre a Convenção Geral do Regnum Christi

Guia para o discernimento apostólico da realidade (fichas para reflexão em equipe e em comunidade)

Guia para o discernimento da identidade dos leigos – exclusivo para leigos

www.convenciongeneralrc.org

Para mais informações, falar com Rafael Fontes Souto
Contato: formação.rcbrasil@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here