Início do ano no Centro Vocacional é marcado pelo Acampamento de Verão e Curso introdutório

0
2694

De janeiro a fevereiro, 10 adolescentes participaram do Curso Introdutório à Vida no Seminário Menor dos Legionários de Cristo, no Centro Vocacional (Apostólica), em Curitiba. Eles receberam o uniforme no dia 4 de fevereiro e, assim, se uniram à comunidade que agora passa a contar com 16 apostólicos (cursando Ensino Fundamental) e 14 pré-candidatos (cursando Ensino Médio).

A cerimônia de entrega dos uniformes teve um momento de oração do terço diante de Nossa Senhora e contou com a presença do Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil. Na Santa Missa, celebrada pelo Pe. Jonathan Rodrigues, LC, os irmãos fizeram e renovaram sua aliança com Cristo no ECYD. Os pais dos seminaristas tiveram também um momento de pregação e adoração ao Santíssimo, pedindo pelas vocações e por seus filhos.

Para o Reitor do Seminário Menor, Pe. Sergio Espinoza, LC, a entrega dos uniformes e o convívio familiar foram momentos de muita alegria. “Foi muito emocionante! Iniciamos um novo ciclo no seminário. Que Maria Imaculada, padroeira do nosso seminário, nos conceda a graça da perseverança na vocação, descobrindo e realizando o plano de Deus para a vida de cada um destes jovens. Rezemos por eles”, disse.

Processo para ingresso no Seminário Menor

Para ingressar no Seminário Menor, o jovem participa de convivências vocacionais ao longo do ano. Porém, durante o mês de janeiro, ocorre um acampamento vocacional de uma semana. Este acampamento tem por objetivo continuar o cultivo vocacional, no qual os meninos fazem uma experiência vocacional de maior duração no seminário. Muitos destes jovens querem entrar no seminário, mas ainda não têm a idade ou estão apenas começando o acompanhamento vocacional. Terminada essa semana, voltam para casa.

Quem ainda continua no seminário durante o resto do mês, são os meninos candidatos. A partir desse momento, eles iniciam o Curso Introdutório, também conhecido como “Cursinho de Verão”. Neste ano, o diretor do curso foi o Pe. Jonathan Rodrigues, LC, um dos promotores vocacionais do Centro Vocacional, juntamente com o Irmão Felipe Colodel, LC.

O Curso introdutório dura quatro semanas, nas quais o jovem vai, progressivamente, sendo introduzido à vida do seminário, adaptando-se e assimilando a rotina própria. É um mês com muitas atividades! Há momentos de oração, passeios, recreação, vida de comunidade nas tarefas do seminário, aulas, contato com instrumentos musicais, concursos de cozinha e de memorização, entre outras atividades. É todo um dinamismo juvenil e formativo que ajuda ao adolescente a se integrar no seminário.

Veja como foi a entrega de uniforme e o Curso Introdutório:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here