Pe. André Delvaux, LC, será o novo Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil

0
2666

O Diretor Geral dos Legionários de Cristo, Pe. John Connor, LC, comunicou a nomeação, nesta quinta-feira, 25 de março, Solenidade da Anunciação, do Pe. André Delvaux, LC, como Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil, por um período de três anos. Ele tomará posse no dia 15 de junho de 2021, quando o Pe. Cleomar Ferronato, LC, atual Diretor Territorial, terminará seu segundo período.

Também foram nomeados os conselheiros territoriais. São eles: Pe. Fábio Guedes, LC (Vigário Territorial), Pe. Bruno do Espírito Santo, LC, Pe. Alejandro Fuentes, LC e Pe. Esaúl Toscano, LC.

De acordo com as Constituições dos Legionários de Cristo, o governo territorial deve garantir o cumprimento da missão da Congregação: “Em sua missão de formar apóstolos, líderes cristãos a serviço da Igreja, os legionários fazem presente o mistério de Cristo que se reúne em torno a si aos apóstolos, revela-lhes o amor de seu coração, os forma e os envia para colaborar com Ele na instauração do seu Reino”.

O Diretor Territorial tem autoridade sobre todos os membros, casas e obras apostólicas da Congregação no Território e, por isso, deve prestar uma atenção pessoal a todos os religiosos confiados a ele (Cf. CLC 182 e 186). Além disso, ele é responsável por (Cf. CLC-185):

  1. Implementar as prioridades do Diretor Geral;
  2. Supervisionar, dirigir e acompanhar solicitamente aos superiores e diretores de obras de apostolados;
  3. Estar perto das comunidades e dos membros;
  4. Conhecer e analisar constantemente o contexto eclesial, cultural e social do território;
  5. Valorizar, com realismo, os recursos disponíveis para dar continuidade aos apostolados e projetar novas atividades apostólicas;
  6. Colaborar com os outros responsáveis da Federação Regnum Christi;
  7. Promover a comunhão e atender as relações com bispos.

O número 188 das Constituições da Legião de Cristo afirma que “o Conselho Territorial colabora com o Diretor Territorial no governo do território. Essa colaboração é expressa, sobretudo, dando seu consentimento ou para aparecer conforme determinado pela lei universal ou pelo próprio direito”.

O conselho territorial é composto por quatro membros, nomeados pelo Diretor Geral por um período de três anos e termina quando termina o mandato do Diretor Territorial.

Colégio Diretivo Territorial 

Além disso, o Pe. André Delvaux, LC, também será presidente do Colégio Diretivo Territorial do Regnum Christi no Brasil, juntamente com Kate O’Connor, Diretora Territorial das Consagradas do Regnum Christi, além de dois conselheiros de cada ramo e dois leigos. Saiba mais sobre o colégio territorial.

O Pe. Cleomar Ferronato, LC, permanece como Diretor Territorial até o dia 15 de junho. Desde já, agradecemos a ele seu incansável trabalho e dedicação no governo da Congregação dos Legionários de Cristo e do Regnum Christi no território do Brasil, nos últimos seis anos, bem como aos padres que formaram seu conselho. Os legionários do território e todos os membros do Regnum Christi se beneficiaram de sua dedicação e paternal atenção. Pedimos a Deus que abençoe o novo governo e ao Espírito Santo que os ilumine e os fortaleça na orientação do território para o bem da Igreja.

Conheça o novo Diretor Territorial e o Conselho Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil, que tomarão posse no dia 15 de junho: 

Pe. André Delvaux, LC – Nascido no dia 21 de setembro de 1975, no Rio de Janeiro, ele é membro do Regnum Christi desde 1997. Entrou na Legião de Cristo em 2002 e foi ordenado sacerdote no dia 15 de dezembro de 2012, em Roma. Desse ano até 2014, foi vice-reitor do noviciado e Centro Vocacional de São Paulo. De 2014 a 2017, foi instrutor de noviços. Em 2013, também foi Coordenador Local de Apostolado de São José dos Campos/SP. Em setembro de 2017, assumiu o cargo de Delegado Territorial para o Apostolado e, depois, o de Responsável Executivo do Regnum Christi. Atualmente, é Diretor Local da localidade do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Acaba de ser nomeado Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil.

Pe. Fábio Guedes, LC – Nascido no dia 28 de abril de 1981, em Brasília, entrou no ECyD em 1996 e no Regnum Christi, em 1997. No dia sete de março de 1998, ingressou na Legião de Cristo e foi ordenado sacerdote no dia 12 de dezembro de 2011, em Roma. Durante seus primeiros seis anos como sacerdote, foi Secretário Territorial do Brasil. Desde 2018, é Diretor da Seção de Senhoras de São Paulo e superior da comunidade de Legionários de Cristo nesta localidade. Acaba de ser renovado como conselheiro territorial dos Legionários de Cristo no Brasil e, agora, foi nomeado Vigário Territorial (1º conselheiro).

Pe. Bruno do Espírito Santo, LC – Nascido no dia sete de abril de 1983, em Salto/SP, entrou no Centro Vocacional de Arujá/SP, no dia 10 de janeiro de 1997 e no noviciado, no ano 2000. Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 2014, em Roma. É Doutor em Patrística e Patrologia, pelo Instituto Patrístico Augustinianum e também Mestre em Patrística e Filosofia. Trabalhou com gira vocacional de menores, em Curitiba e na paróquia Santa Edwiges, em São Paulo, entre os anos de 2012 e 2014. Desde 2020, é Diretor do Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae do Brasil, além de professor e prefeito de estudos do Seminário. Acaba de ser nomeado conselheiro territorial dos Legionários de Cristo no Brasil.

Pe. Alejandro Fuentes, LC – Nascido no dia 17 de abril de 1967, em León, Guanajuato, México, ingressou no Centro Vocacional no dia 27 de julho de 1979, no México. Em 1984, entrou no noviciado e foi ordenado sacerdote no dia 22 de dezembro de 1996, em Roma. Desde 2015, é Reitor do Centro Vocacional de Curitiba e também foi, por um período, Diretor Local dessa localidade. Atualmente, é Encarregado de Ambientes Seguros do território e conselheiro territorial dos Legionários de Cristo e acaba de ser renovado como conselheiro territorial dos Legionários de Cristo no Brasil.

 

Pe. Esaúl Toscano, LC – Nascido no dia três de agosto de 1976, em San José de Gracia, Michoacán, México, ingressou no Centro Vocacional de León, no dia 1º de setembro de 1988. Em 1992, entrou no noviciado e foi ordenado sacerdote no dia 22 de dezembro de 2007, em Roma. É Mestre em Filosofia. Foi formador no seminário de Salamanca, Espanha, Secretário Territorial do Brasil e Diretor da Seção de Jovens de Brasília por sete anos. Atualmente, é diretor do Colégio Everest de Curitiba e superior da comunidade de Legionários de Cristo nesta localidade. Ele acaba de ser renovado como conselheiro territorial dos Legionários de Cristo no Brasil.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here